ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

sexta-feira, 20 de abril de 2012

COLUNA DO MOÉSIO REBOUÇAS


Prefeitura de Cubatão não constrói um metro de ciclovia, apesar de ter criador 3 anos atrás um grupo de trabalho cicloviário

Pouca gente sabe, mas exatamente hoje, 20 de abril, está completando redondos 3 anos que a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT), criou com “muito barulho” o Grupo de Trabalho de Implantação do Sistema Cicloviário de Cubatão (GETISC).

Mas, adivinha?

Depois de 3 anos de ter criado o GETISC, a atual Administração Municipal não implantou sequer um metro de ciclovia na cidade. Neste período o investimento da Prefeitura na construção de ciclovias foi: R$0,00!

Ciclovia do “nada a lugar nenhum”

A única ciclovia implantada até hoje no atual Governo foi a do canal da Avenida Henry Borden (conhecida como ciclovia do “nada a lugar nenhum”), em 2010. Aliás, a ciclovia tem pouco mais de 1 km e não cobriu o canal de ponta a ponta; e ainda tem alguns problemas, como desníveis e empoçamento de água em dias de chuva.

Porém, muita atenção

Esta ciclovia do canal da Henry Borden foi construída com recursos da Agencia Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e projetada no ano de 2007, no período do ex-prefeito Clermont Castor. Parece piada, mas esta “grande” ciclovia demorou mais de 3 anos para ser implantada (sic).

Cultura “carrocêntrica”

Infelizmente, entra e sai governo em Cubatão, e nenhum governante percebe o óbvio, ou seja, hoje, nada simboliza melhor o conceito de mobilidade urbana sustentável do que a boa e velha “magrela”. Eles continuam apostando na “ditadura do automóvel”, das chapas de aço, responsável por tantas mortes, poluição, caos e falta de espaços públicos.

“Bem na foto”


Ah, alguém já viu algum prefeito ou prefeita, secretário ou vereador usar a bicicleta como meio de transporte? Alguns, só usam para ficar “bem na foto”, como essa que segue em anexo, clicada em 2008, em época de campanha eleitoral.

Moésio Rebouças


Nenhum comentário:

Postar um comentário