ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Nota oficial: Serviço de Verificação de Óbito do Estado confirma caso de meningite em Cubatão


Nota oficial

Serviço de Verificação de Óbito do Estado confirma caso de meningite em Cubatão



Laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, confirmou como meningite bacteriana a causa da morte de um estudante cubatense de 14 anos no Hospital Ana Costa, em Cubatão.

Em exame preliminar, divulgado na semana passada, logo após o óbito, o próprio SVO havia descartado a doença como causa depois de terem sido realizados exame do líquor (líquido da espinha), hemocultura e presença de cultura nos pulmões. No 4º exame, realizado em tecidos cerebrais, foi detectada a bactéria W135, causadora da meningite. Esse tipo de bactéria, extremamente raro no Brasil, é endêmica em países africanos, sendo assim isolado o caso na cidade. A cidade não corre nenhum risco de epidemia, segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saude, Maria Adelaide Gonzales. “Foi um caso isolado”.

Assim que foi registrado o falecimento, a Secretaria Municipal de Saúde adotou as necessárias medidas de quimioprofilaxia que constam do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para este tipo de situação. Os procedimentos consistem em medicar com antibiótico as pessoas que tiveram contato íntimo e prolongado com o paciente. No caso específico, familiares e alguns amigos que jogaram videogame com o menino na véspera. A secretaria também encaminhou um médico infectologista para orientar familiares, professores e amigos do estudante falecido. O infectologista esteve inclusive na UME “Bernardo José Maria de Lorena” (onde o menino estudava) e conversou com a direção, professores e pais de alunos.

NOTA DO ANACOLUTO CUBATÃO

Em nota oficial, a Prefeitura  disse, com todas as palavras, que não havia era Meningite, e agora vem este laudo oficial, dando conta que era sim,  a doença. Houve falha de comunicação, ou ordens erradas, passadas para o departamento de imprensa? O Anacoluto Cubatão solicita\ providencias da Prefeitura Municipal, por parte da Secretaria de Saúde, que  seja de imediato, tomada as providencias para a vacinação em massa, da população da cidade, pois não se pode  esperar  a estatística de mortes, para determinar epidemia. E que não me venha a Prefeitura, alegar falta de recursos para estas providencias, pois ele existe.

Aliás, esta providencias já devia ter sido tomada, logo depois do incidente no Lorena, mas houve tentativa de abafar o caso, e sabemos disto. Esta na hora de começar a falar francamente, sobre a cidade, e não tentar tapar sol com peneira, pois  a época  disto já passou. A tempos estou avisando que corríamos risco de morte de cubatense, por  excesso de zelo político. Que não aconteça isso agora, com, este caso de meningite, pois  nossa população  não merece neste descaso do poder publico. Que se  tome providencias. Que os senhores vereadores, façam juz aos seus cargos, e vigiem os atos da  Prefeitura, pois é para isso que a população paga seus salários. E que o Departamento de Comunicação da Prefeitura, não solte  nota  negando um fato, antes de ter a confirmação de que a negativa é valida, pois pega mal para os profissionais da área, que lá trabalham,  quando o departamento de Comunicação solta mentira ao povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário