ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

sábado, 7 de abril de 2012

O JORNAL DO POVO FALA DE NEY SERRA, E ESTE JORNAL COMENTA

A pouco mais de 6 meses para as eleições municipais em Cubatão, o PSDB decidiu pelo nome do ex-prefeito Nei Eduardo Serra, que já governou a cidade em três oportunidades – 1985, 1989 e 1997. Para tomar essa posição, o diretório municipal do partido fez uma enquete em todo o município, com o objetivo de saber a opinião da população sobre qual o nome mais conhecido e com mais condições de ser o seu candidato na disputa da Prefeitura.
Ademário da Silva Oliveira, presidente do PSDB cubatense, esteve na redação do jornal “Povo de Cubatão”, em companhia de dirigentes do partido e de simpatizantes de Nei Serra, para anunciar essa decisão. Segundo Ademário, o PSDB quis o envolvimento de toda a população nesse processo de escolha, porque está bastante estruturado tanto para vencer as eleições para prefeito, quanto para eleger um grande número de vereadores: “Temos um projeto de governo para Cubatão, que inclui parcerias com outras esferas de governo, independentemente dos partidos que as comandam, e queremos que o povo desta cidade participe desde a primeira hora”, ressaltou.

Na enquete realizada na primeira quinzena de março, o PSDB perguntava se o eleitor cubatense pudesse escolher o candidato do partido para as eleições de 7 de outubro de 2012, qual deles era o seu preferido, entre os nomes do atual vice-prefeito Arlindo Fagundes Filho e do ex-prefeito Nei Serra. Mais conhecido, principalmente porque já governou a cidade, Nei foi mais lembrado, principalmente nos bairros periféricos que receberam muitas melhorias com os seus tradicionais mutirões e valorização das sociedades de melhoramentos de bairros.

Essa forma de escolha só foi possível porque Arlindo e Nei concordaram com ela. O próximo passo político, de acordo com a estratégia exposta por Ademário Oliveira, é acompanhar Nei Serra em reuniões com as principais lideranças políticas do município que se opõem ao modelo de governo do PT, comandado pela prefeita Márcia Rosa.

“A intenção – segundo Ademário – é formar uma grande aliança política e transformar a disputa eleitoral do dia 7 de outubro numa espécie de segundo turno, com apenas dois candidatos. A candidata da situação e o de oposição. Estamos muito dispostos ao entendimento, para construir e mostrar a nossa diferença como melhores administradores, gestores de qualidade e com livre trânsito com o governador Geraldo Alckmin e os deputados da região”.

Passarelli e Ademir, vereadores

José Oswaldo Passarelli e Ademir Pires, que também colocaram os seus nomes à disposição do PSDB para disputar a Prefeitura, desistiram há 15 dias e optaram por candidaturas a vereador.

O atual vice-prefeito Arlindo Fagundes Filho aceitou o resultado da consulta do partido, até porque havia concordado antes com esse procedimento para a definição do nome em melhores condições eleitorais para a disputa municipal. Porém, durante a semana Arlindo retomou conversações com os pré-candidatos de outros partidos de oposição, defendendo um terceiro nome fora do PSDB. Essa atitude causou estranheza ao presidente do partido em Cubatão, Ademário Oliveira, que fez questão de relembrar o seu empenho e de lideranças regionais tucanas em apresentar Arlindo Fagundes aos principais nomes do PSDB no Estado.

Ademário acredita que Arlindo reconsiderará essa posição e somará “para derrotar o PT em Cubatão”.

NOSSOS  COMENTÁRIOS À MATÉRIA DO JORNAL DO POVO, QUE ACIMA  TRANSCREVEMOS



Este jornal, desde o início do ano, dava como certa a escolha de Ney Serra,  como o escolhido pelo PSDB para seu candidato, embora o partido defendesse até o ultimo minuto o nome de Arlindo Fagundes, em  conversas nas redes sociais. Quando da entrevista, dada por nosso editor, ao Jornal O Povo de Cubatão, isso em Dezembro, nosso editor afirmou ao Jornal O Povo, que Ney Serra, seria o candidato do PSDB a Prefeitura, muito  antes da pesquisa,  que deu como certo o nome de Ney Serra.

Arlindo Fagundes, vinha a  tempos, numa tentativa sem muito sucesso, tentando unir as oposições,para um nome único, correndo na urna, contra a reeleição de Marcia Rosa. Este jornalista que lhes escreve,  sempre foi de opinião que o PSDB, ao levar  tempo em demasia para definir seu candidato, cometia erro político serio, e talvez irreversível, pois as lideranças políticas do partido, negavam a todo momento, a entrada de Ney Serra, na luta política e este acerto sabemos, não foi de agora...  Vem a tempos  sendo costurado.  Se Arlindo sabia ou não, destas conversações, só ele  pode afirmar, mas se manteve em campanha, e isso foi um erro, se já sabia destes acertos. O  fato é que o PSDB cubatense,  não  se firmou e deixou a decisão  de quem  seria seu candidato a Prefeito, sair do PSDB Regional. Houve,  sem ofensas pessoais,  falta de pulso do Presidente do Partido, em impor a vontade da cidade, na decisão  de quem seria o candidato contra Marcia. Faltou coragem, da  direção  municipal do partido em Cubatão, de  comunicar que Ney Seria o candidato, e resolveram fazer a consulta popular. Talvez Arlindo acreditasse que seu nome suplantaria o do ex Prefeito, e aceitou. De uma maneira ou de outra, o candidato  do PSDB é Ney Eduardo Serra, escolhido por decisão popular e não há mais o que ser feito. Mas agora, a coisa muda, pois cabe a um partido, desgastado e desacreditado ( natural depois desta confusão toda, que sua executiva municipal  arrumou) conseguir  se fazer acreditar que, em menos de oito meses, pode arrecadar votos contra Marcia Rosa, que corre por reeleição, a 4 anos. E Ney Serra tem mais um probleminha  para resolver:  convencer Geraldo Guedes que tem mais votos que o vereador, na  cidade, e convencê-lo a retirar a candidatura própria, coisas  que duvida-se  que Ney tenha este poder. Uma coisa, há de se colocar aqui, com todas as letras: se Arlindo sabia das conversas com Ney Serra, e mesmo assim continuou  em campanha, se desgastando num corpo a corpo desnecessário, foi ele ingênuo. Se Arlindo desconhecia as conversas de cúpula, com Ney Serra, feitas pelo seu partido, foi ele traído. Só quem pode dizer  que versão pode vingar como verdade dos fatos, é o próprio Vice Prefeito atual, que a partir do ano que vem  passa a ser simplesmente o nobre Arlindo Fagundes, um homem de bem. Um a coisa é certa: a eleição deste ano,  começou no médio de um tumulto,  e deve  acabar  em meio a uma  verdadeira guerra  por votos, e este jornal vai assistir a tudo,  no camarote da neutralidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário