ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

quarta-feira, 4 de abril de 2012

ESPERANTO, RESPONDE AO TEXTO DO SENHOR SECRETARIO DE CULTURA

Atualmente estamos trabalhando num grande projeto de valorização de nossos artistas e profissionais da cultura por meio da oferta de cursos de formação que os auxiliam a desenvolver seus projetos nos diversos segmentos da cultura. Os eventos culturais da cidade privilegiam a apresentação de nossos artistas e estamos investindo muito no teatro, na música, na literatura e nas artes. Em breve, a cidade ganhará um dos maiores centros culturais da região. O Centro Multimídia que está sendo construido no Parque Anilinas contará com duas salas de cinema, um confortável teatro, salas para a realização de oficinas, dança e galeria de arte. Enfim, trata-se num dos maiores investimentos em cultura de toda a região metropolitana da Baixada Santista.”
(...)“Mas, infelizmente pessoas desavisadas ou má intencionadas buscam denegrir um trabalho sério que tem alcançado excelentes resultados.  São pessoas ressentidas que, por não terem seus desejos particulares atendidos, espalham inverdades para confundir as pessoas.”
                                e-mail de Wellinton Ribeiro Borges em 31/03/2012


Absolutamente (Resposta ao Sr. Wellinton)

Boa tarde cidadãos, boa colheita gafanhotos!

“É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.” (Constituição Federal, Artigo 5º,Inciso IV).
Quanto aos dois períodos que escreveste, caro Welinton, tenho alguns comentários. Em primeiro lugar, fazes nada mais nada menos (nem por menos) do que vossa obrigação. És nosso representante para fazer as coisas funcionarem bem. Ou não? Está na constituição, artigo 215, o papel do estado perante a cultura. E olha que não estou questionando os valores utilizados na construção do novo-arranha-céu-quelônio-anilinas, cujo visita ainda não realizei e creio que nem a farei. As pessoas são colocadas nos cargos para que os serviços públicos sejam realizados com presteza, eficiência e eficácia.E a cultura, neste município, não está inserida neste contexto.

Em segundo lugar,  se “a pessoa desavisada ou má intencionada de que falas e busca denegrir um trabalho sério que tem alcançado excelente resultados(?). São pessoas ressentidas que, por não terem seus desejos particulares atendidos, espalham inverdades para confundir as pessoas”, é este Esperanto, caro Wellinton, creio que muito que te enganastes. Não sou uma pessoa ressentida, pelo contrário, admiro o ser humano pela capacidade que ele tem de perdoar, portanto, como posso andar com ressentimento, se o que prego é a paz? Não estive em busca da realização de nenhum desejo pessoal e só porque não me atendeste na noite de lançamento de meu livro – e acredito que serviu muito mais de aprendizado para você, pois como disse Guimarães Rosa “mestre não é aquele que ensina. Mestre é aquele que, de repente, aprende - , achas que espalho inverdades às pessoas? Vou te dar um exemplo : já me viste como membro de algum seguimento da cultura. Ou ainda, se vistes, puxaste minha ficha para saber se sou suspeito de desvio de verbas da TUPEC, ou improbidade administrativa no Conselho Tutelar. Não, como a deiscência atemporal dos fruto que quase ninguém vê, ou ainda ao abrir as cortinas de um teatro e tentar por premeditação o que vai acontecer, creio que não vistes e nem vai me ver. Estas pessoas que por aí estão, eleitas nos Conselhos-sonolentos-que-sequer-deliberam-sobre-cultura é que estão em busca de realização de seus desejos particulares. Eu não. O problema é que a verdadeira literatura que concebo incomoda. E as pessoas, nesta cidade, estão acostumadas à política do cabresto,do coronelismo-oligárquico e só porque acham que não nasceram numa família mais “rica” pensam que podem atropelar os mais humildes. A minha voz não se calará. Chegará o dia em que me darás razão, Caro Wellinton, e verás que não fiz nada errado, além de questionar o “desapoio” de vossa pasta.
Não há problema nenhum. Todos os homens são passíveis de engano e você, se realmente me dirigiste este e-mail, muito te enganastes Nunca o ofendi ou tive má impressão de vossa pessoa. Questionei o homem público, só isso. É um direito constitucional.
Não, não sou essa pessoa que pensas, absolutamente!
Força sempre pra você!
E viva o Euzébio e o Bombril!
Um Esperanto sempre volta!




Date: Fri, 30 Mar 2012 22:38:00 -0300
Subject: Cultura
From:
wellborgs@gmail.com
To:

Caros amigos e amigas,
Convido a todos e a todas a conhecerem os projetos culturais que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Cultura de Cubatão. São projetos importantes que visam garantir o acesso de toda a população aos bens culturais de maneira democratica e responsável.
Atualmente estamos trabalhando num grande projeto de valorização de nossos artistas e profissionais da cultura por meio da oferta de cursos de formação que os auxiliam a desenvolver seus projetos nos diversos segmentos da cultura. Os eventos culturais da cidade privilegiam a apresentação de nossos artistas e estamos investindo muito no teatro, na música, na literatura e nas artes. Em breve, a cidade ganhará um dos maiores centros culturais da região. O Centro Multimídia que está sendo construido no Parque Anilinas contará com duas salas de cinema, um confortável teatro, salas para a realização de oficinas, dança e galeria de arte. Enfim, trata-se num dos maiores investimentos em cultura de toda a região metropolitana da Baixada Santista.
Anualmente realizamos um dos maiores espetáculos do país: o Cubatão Danado de Bom -  Festival de Cultura Nordestina. O evento vai muito além da apresentação de shows musicais. Trata-se de um programa de resgate da cultura nordestina, tão presente na identidade cubatense que busca trabalhar os diversos elementos culturais do Nordeste brasileiro.
Estamos trabalhando agora na implantação do Observatório da Diversidade Cultural que visará o envolvimento de toda a comunidade na construção de uma política cultural consistente e duradoura.
Aprovamos recentemente o Fundo Municipal de Cultura e estamos finalizando, junto com o Conselho Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura para dar mais agilidade e transparência na aplicação de recursos públicos na área.
Mas, infelizmente pessoas desavisadas ou má intencionadas buscam denegrir um trabalho sério que tem alcançado excelentes resultados.  São pessoas ressentidas que, por não terem seus desejos particulares atendidos, espalham inverdades para confundir as pessoas.
Mas, buscamos demonstrar pelo trabalho que estamos no caminho certo.
Um abraço a todos e a todas,
Welington Borges
Secretario Municipal de Cultura 
NOTA DO EDITOR:

Diz a regra, que quem assume  quadro de  mando, no governo, quer  federal, estadual ou municipal, esta no cargo, para fazer o bem para o povo, e não para fazer alto promoção do próprio nome. É um servidor publico, com chefia e mando nada mais do que isto: um servidor  do povo. Seja ele chefe de serviço, ou Secretario de alguma pasta,  suas obrigações são as mesmas: servir ao povo, e isso tem que ser lembrado, por todos que  estão ou vão estar, nestes cargos, agora, e para o futuro.
 
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário