ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

terça-feira, 15 de maio de 2012

ESPERANTO NO ANACOLUTO


Hipopotomonstrosesquipedaliofobia ou Hipopotomonstrosesquipedaliorosafobia ?



Beletrismo. Baraúnas se desprendendo dos vãos do chão tentando dançar um bolero à la Carlos Gardel. A relva  incólume no turbilhão de uma quadrilha junina onde os frutos comestíveis são as raízes das árvores. Um círculo semicircular envolto em chamas cujas labaredas crepitam aspirando icebergs. Constitucionalissimamente. Prolapsos-agonizantes de-gazes-e-esparadrapos-ausentes-nos-hospitais-da-republiqueta-de-gafanhotos. Simnão, nãosimsimsimnão-de-vez-em-quando. As paixões arrefecidas no mural de uma hipocrisia sobremedida, enquanto as onças, os quatis, e os tromba-elefantes mastigam arroz e um quilo de feijão que custa sete reais e é encontrado a preço de banana na serra  do mar – que só não dá mais do que o chuchu. E as moças desamparadas num aspecto hipotético de hipotenusa e dos catetos nunca adjacentes, à esperaesperaespera de sabe-se-lá-o-quê...



Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é uma doença psicológica que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de pronunciar-se palavras grandes ou complicadas.Se caracteriza pela aversão ou nervosismo em momentos nos quais o indivíduo deve empregar palavras longas ou de uso pouco comum (discussões técnicas, médicas, científicas etc), assim como evitar ou não mencionar palavras estranhas ao vocabulário coloquial.



Esta fobia pode ser causada pelo medo de pronunciar incorretamente a palavra, já que isto representa uma possibilidade de que a pessoa fique em desvantagem, seja visto como alguém de cultura inferior ou pouco inteligente, perante seus iguais. Muitas vezes, esta fobia vem acompanhada de timidez social e medo de ser ridicularizado.

A própria palavra hipopotomonstrosesquipedaliofobia representa certa ironia, visto que, além de ser longa e estranha, indica uma fobia à palavras semelhantes. Justamente por isso, para evitar problemas, as abreviaturas equipedalofobia e sesquipedaliofobia também têm sido utilizadas.



Vocês, nobres leitores, com certeza entenderam bulhufas do primeiro período escrito pelo Esperanto. E a pessoa com hipopomonstrosesquipedaliofobia não passaria da primeira linha.Foi proposital. É apenas uma alusão ao que a prefeita Cravo, digo Rosa, fez (ou não fez?!) com o servidor público municipal : Fez algo que, sinceramente,não dá pra entender até hoje!

Somos hipopotomonstrosesquipedaliorosafóbicos.....  Infelizmente, a prefeita Cravo, digo Rosa, calou a voz de toda uma categoria....



Mas o Esperanto não se cala!



Um Esperanto sempre volta!

P.S.: E eu que pensava que era medo de hipopótamos monstruosos esquiadores de pedalinhos! Prometo que não vou contar isso aos meus primos  em Fortaleza, em Janeiro de 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário