ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

sexta-feira, 25 de maio de 2012

UM ESPERANTO, NO ANACOLUTO


Florença x Florêncio  
 

Florença (em italiano: Firenze e em latim: Florentia) é um município italiano, capital e maior cidade da região da Toscana e da província homônima, com cerca de 371.060 habitantes. Estende-se por uma área de 102 km², tendo uma densidade populacional de 3453 hab/km². Faz fronteira com Bagno a Ripoli, Campi Bisenzio, Fiesole, Impruneta, Scandicci, Sesto Fiorentino.



Florêncio(Euzébio), nascido em Presidente Venceslau,  52 anos. Chegou em Cubatão aos cinco anos de idade, onde se criou, constituiu família e se tornou, acima de tudo, cidadão cubatense, o que muito  o orgulha. Trabalha como supervisor de produção embarcado na plataforma de Mexilhão, da Petrobras. Sua paixão é o teatro, sendo viciado em literatura, da qual é um grande especialista, ancorado pelos belos textos que escreve e ensaios literários. Milita na cultura(da elite, é verdade, como disse Mário Quintana, “quando você estiver metido entre os grã-finos, tome muito cuidado :eles são tão primitivos!”) e, através dela, na política.



Florença tornou-se célebre, também, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia", que é um marco da literatura universal e a língua italiana moderna tem várias influências desta obra. Nesse poema ele descreve a cidade de Florença em muitas passagens, assim como alguns de seus contemporâneos florentinos célebres, que também são personagens da obra. Também é florentino Cimabue, o último grande pintor italiano a seguir a tradição bizantina, e responsável pela "descoberta" de Giotto.



Florêncio(Euzébio)tornou-se célebre, ou pelo menos acha que se tornou, após ter participado da fundação do Partido dos Trabalhadores (a PTcracia que, quando nasceu, o Esperanto contava com as mesmos cinco anos de idade  e via esse mesmo partido reivindicar tudo através da baderna) e ser o filiado número um do diretório municipal de Cubatão, o segundo mais antigo do país – e que diga-se de passagem até o momento nada mais fez que copiar e herdar modelos já prontos tanto no campo ideológico quanto político, que dirá o econômico. Florêncio vive na cidade de Schmidt,  escritor premiado três vezes pela Academia Brasileira de Letras e um dos mais lidos no leste eurupeu.



Florença tem origem num antigo povoado etrusco. A cidade foi governada pela família Médici desde o início do século XV até meados do século XVIII. O primeiro líder da cidade pertencente à família Médici foi Cosme, o Velho, chegou ao poder em 1437. Foi um protector dos judeus na cidade, iniciando uma longa relação da família com a comunidade judaica.



Florêncio(Euzébio) numa etimologia de livre expressão do Esperanto,tem origem num radical que remete à lembrança das floras mesoregionais e causa um disparate no leitor, que, ao associar o nome às flores, desembainha, na premência de um argumento, a decepcão, por acreditar que onde havia de ter flores, existem espinhos, digo rosas... que são defendidas a ferro e fogo por este mesmo Florêncio.Entretanto, há de ser respeitado por sua posição firme, pois não se esconde em palavras, pensamentos e debates. A cidade de Florêncio (não aquela onde nasceu, mas a que o criou), é governada por gafanhotos que se revezam no poder pecuniário, enquanto sessenta por cento da população míngua à margem da desilusão.



Florença, nesta cidade nasceram os papas: Leão X, Clemente VII, Clemente VIII, Leão XI, Urbano VIII, Clemente XII.



Florêncio(Euzébio), não nasceu na cidade, assim como os Gafanhotos, e por isso, ambos,  não conseguem  enxergar o reverso mais profundo das circunstâncias, diferente do Esperanto que nasceu na cidade, e que, como o resedá,  é muito mais resistente do que se imagina para resistir às perseguições da PTcracia...



Florença, sua Grande Sinagoga , também conhecida como Tempio Maggiore ("Templo Principal") é considerada uma das mais belas da Europa.



Florêncio(Euzébio), a grande cidade que o criou, dispõe da  Matriz de Nossa Senhora da Lapa, em homenagem à gruta onde a estátua da Santa foi encontrada, uma das arquiteturas mais lindas já vistas, e, como estamos “metaforizando” a Itália, representa a expressão daquela música italiana Gente “non siamo angeli in volo venuci dal cielo ma gente comune che ama davvero.” (Não somos anjos vindos do ceú, mas gente comum que ama de verdade!”). Que é o que faz o verdadeiro cubatense : ama de verdade esta cidade. E o Esperanto é um cubatense (cubatonense) nato...



Os escritos em itálico são manifestações pessoais do Esperanto.As informações sobre o Sr. Florêncio foram retiradas de seu blog www.blogdoeuzebio.com.br , acessado em 25/05/2012 às 11:47 h.



Um Esperanto sempre volta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário