ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

quinta-feira, 10 de maio de 2012

UM ESPERANTO NO ANACOLUTO




14 de Junho (Aos servidores públicos da republiqueta de gafanhotos)



Era 14 de Junho. A galeria de estátuas tristes para o qual se convertera o busto de Getúlio Vargas na praça que leva seu nome rodeava o sindicato dos servidores públicos. O Esperanto chegou na assembleia sufocado pelo ânimo com o qual acabara de assinar o contrato com a editora para publicação de seu livro “A Onipresença Eterna.”

Ao entrar no sindicato, o Esperanto viu toda a chefia do serviço público com olhar de expectativa pela espera da palavra do então Sr. Presidente. Em pauta, o reajuste do funcionalismo e uma coisa até então inovadora e notória : o pagamento da licença-prêmio apenas pelo 001, o salário-base...

O Esperanto quis falar, e não conseguiu por  que foi interrompido pelas vaias uníssonas dos então-chefe-mandados-pela-prefeita para discordar dos servidores que eram contra o tal pagamento.

O Esperanto só queria dizer , antes de lhe cortarem o microfone, que , ao se abrir mão de direitos adquiridos, a reação vem em cadeia, ou seja, hoje é o 001, amanhã, outros direitos que serão extirpados do servidor...

As vaias continuaram. Os mesmos servidores que semanas antes estavam contra o 001, agora, numa inversão grotesca e ininteligível apoiavam a atual administração vaiando o Esperanto.

A assembleia terminou com o Esperanto aniquilado pela vaia dos presentes. Nunca um Esperanto chorou tanto como naquele dia. Mas, como diz um provérbio chinês, “a lágrima de um justo não cai por terra, vai para o céu para o seio da divindade”, o Esperanto seguiu em frente avisando a todos os servidores  que eles haviam cometido um erro aceitando pagamento  da licença-prêmio apenas pelo 001.

“Todos vocês ainda vão chorar como hoje eu chorei”, avisei aos presentes.

O tempo passou. Alguns aderiram ao pagamento da licença-prêmio pelo 001, outros até hoje não a receberam. E não a receberão, escrevam!

O plano de carreira foi engavetado e o reajuste de 2012 será pelo INPC computado ontem com os hiperbólicos 5,1 % (cinco vírgula um por cento).

Vocês, nobres servidores que vaiaram o Esperanto dia 14/06/2011, devem estar sentindo na pele o descaso, cujas labaredas da premonição fizeram com que este menino que vos fala tentou alertar. Devem estar chorando por estarem sem um reajuste digno, sem um plano de cargos e salários e outras coisas mais. Vocês devem estar chorando ao ir no supermercado e pagar sete reais num quilo de feijão enquanto vosso aumento salarial vem de camelo do deserto até aqui.

Vocês, nós, servidores, nada mais estamos tendo do que aquilo que escolhemos através da democracia – é um direito nosso!

Choremos todos juntos!

Se preparem pois a tendência é piorar...



P.S.:E ainda querem mobilizar o servidor para dar jeito na Caixa de Previdência. Pelas redes sociais todos aparecem. Quando o bicho pegar e tiver que dar a cara bater pessoalmente, vamos ver quantos sobram além do Esperanto...



Um Esperanto sempre volta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário