ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

sexta-feira, 23 de março de 2012

AOS SENHORES CANDIDATOS A PREFEITO

Sustentabilidade e Responsabilidade Dever de Todos

“Em Especial aos Candidatos a Prefeitos”
 

O Meio Ambiente hoje no planeta terra continua sendo agredido por uma forma muito agressivel, a natureza vem demonstrando aos humanos, que devemos respeitar mais a biodiversidade. É preciso que todos os cidadãos participem para um meio ambiente mais sustentável, respeitando e preservado o meio ambiente.

Podemos ver que os desmatamentos descontrolados ainda continuam, as queimadas também continua sem controles, destruindo parte da biodiversidade e ainda continua a poluição em nossos rios e córregos. Se nos não conscientizar a importância do nosso bem maior que é o meio ambiente, vamos chegar um ponto final de destruição da natureza onde Deus criou com muito carinho e o homem continua destruindo. A nossa salvação vai ser as mãos de Deus e vamos refletir um pouco nesta figura acima e veja a importância da biodiversidade.

È preciso criar uma Política Nacional da Biodiversidade, utilizando sustentável dos componentes da biodiversidade: Objetivo Geral: Promover mecanismo e instrumentos que envolvam todos os setores governamentais e não governamentais, públicos e privados, que atuam na utilização de componentes da biodiversidade, visando que toda utilização de componentes da biodiversidade seja sustentável e considerando não apenas seu valor econômico, mas também os valores ambientais, sociais e culturais da biodiversidade. É preciso que a população também seja responsável por um meio ambiente sustentável, por isso que se deve criar um programa de cidade sustentável e vejamos como será um programa de uma cidade sustentável: Metade da humanidade vive atualmente nas cidades. Em 2030, serão 60% os que moram nessas regiões e, em 2050, o total devera estar em 70%. No Brasil, a população urbana chega a 85%. E, na medida em que as cidades vão crescendo em tamanho e população, aumenta também a dificuldade de se manter o equilíbrio espacial, social e ambiental.

O Programa Cidades Sustentáveis tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. São grandes os desafios e, para sermos exitosos em ações que contribuam com a sustentabilidade, será necessário o envolvimento de cidadãos, organizações sociais, empresas e governos. Para isso, o Programa Cidades Sustentáveis oferece:

I – Ferramentas

- Plataforma Cidades Sustentáveis, uma agenda para a sustentabilidade das cidades que aborda as diferentes áreas da gestão publica, em 12 eixos temáticos, e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural;

- Indicadores gerais associados aos eixos da plataforma;

- Indicadores básicos, mínimos, que farão parte dos compromissos de candidatos (as) e prefeitos(as);

- Casos exemplares e referencias nacional e internacionais de excelência para a melhora integrada dos indicadores das cidades.

II – Mobilização

- Campanha para os (as) candidatos (as) a prefeitos (as) adotarem a plataforma e assumirem compromissos com o Programa;

- Campanha para os partidos políticos apoiarem o Programa;

- Campanha para eleitores valorizarem os (as) candidatos (as) a prefeitos (as) comprometidos com o

Programa Cidades Sustentáveis.

III – Compromissos

Os (as) candidatos (as) a prefeitos (as) podem confirmar seu engajamento com o desenvolvimento

Sustentável assinando a Carta Compromisso. Com isso, os signatários eleitos deverão estar dispostos a promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em suas cidades e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.

IV – Benefícios para as Cidades Participantes

As cidades participantes ganharão visibilidade em materiais de divulgação e na mídia, terão acesso a informações estratégicas e trocarão experiências com outras cidades, alem de fazerem parte de um movimento inédito no Brasil que representa um passo a mais no processo de construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis.



Saiba como você pode apoiar participar e divulgar:



Todos (as) – cidadãos, empresas, mídia e poder publico – podem participar do Programa Cidades Sustentáveis e ajudar a comprometer o maior numero de partidos políticos, pré-candidatos (as), candidatos (as) e prefeitos (as) com o desenvolvimento urbano sustentável. Para isso, e importante que eles assinem a Carta Compromisso. Promova o lançamento do Programa Cidades Sustentáveis na sua cidade, a partir de eventos, debates com candidatos sobre o tema, divulgando a campanha “Eu Voto Sustentável”. Você também pode estimular seus familiares, amigos e colegas de trabalho a valorizarem a iniciativa e votarem em candidatos comprometidos com o Programa Cidades Sustentáveis. Acompanhe o Programa Cidades Sustentáveis nas redes sociais e na mídia. As informações completas com dicas e sugestões de participação estão no endereço www.cidadessustentaveis.org.br/ participação. La você encontra também todos os materiais de divulgação

.

Mobilize, compartilhe e divulgue!



Carlos Roberto Lino

Nenhum comentário:

Postar um comentário