ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CUBATÃO GANHA PLANO DIRETOR EM TURISMO

Estudantes da Unip-Santos apresentam plano diretor de Turismo para Cubatão



"Potencial é grande, faltam ações mais focadas para que se realize"



Parte integrante do curso de Turismo ministrado pela Universidade Paulista (Unip) em Santos, os alunos foram encarregados em 2010 de elaborar um estudo sobre a potencialidade turística de um município da região, e escolheram Cubatão. O resultado desse trabalho foi apresentado nesta terça-feira (25) no Bloco Cultural do Paço Municipal cubatense, deixando claro que Cubatão tem grande potencial para ser destinação turística, faltando ações focadas para que isto ocorra. Cópia do estudo, que inclui um projeto de Plano Diretor de Turismo para o município, foi encaminhada à nova Secretaria de Turismo de Cubatão.

Acompanhados pelo professor Alexandre Nunes Affonso, e na presença do secretário de Turismo Luiz Carlos Costa, e de Rolando Roebellen, pelo Conselho Municipal de Turismo, os alunos de 3º e 4º anos de Turismo acompanharam a apresentação feita pelo aluno Vinicius Justo, presentes também alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e da Escola Técnica do Centro Paula Souza (Etec) de Cubatão.

Como procuraram deixar bem claro, o estudo apresentado é anterior a diversas ações empreendidas pela Administração Municipal no setor, a exemplo da recuperação do Parque Anilinas e da própria criação da Secretaria Municipal de Turismo, e ainda do Festival Nordestino Cubatão Danado de Bom (realizado quando esse trabalho já estava quase concluído). O trabalho de campo, mapeando os atrativos turísticos e sua situação, as condições de acolhimento dos turistas e outros aspectos, ocorreu no primeiro semestre de 2010, sendo o segundo semestre reservado para a sistematização das informações e formulação das propostas.

Professor e alunos destacaram que Cubatão tem um grande potencial turístico, sendo considerado um dos mais completos na região quanto a isso, já que tal potencial pode ser dividido em oito ramos distintos (mesmo sendo alguns próximos entre si):

1)    Turismo de negócios (pólos industriais, feiras de negócios);

2)    Turismo de eventos (espetáculos, feiras de artesanato, feiras gastronômicas);

3)    Turismo Educacional (visita técnica científica, estudo do meio-ambiente, história)

4)    Turismo de Aventura (arborismo, caminhada, escalada, tirolesa);

5)    Turismo Esportivo (canoagem, ciclismo);

6)    Turismo de Pesca (pesca esportiva, torneio de pesca);

7)    Turismo de Natureza (ecoturismo, visita aos manguezais); e

8)    Turismo Cultural (Caminhos da Serra do Mar, Vila Fabril).

Se Cubatão tem o principal, que são os atrativos naturais e a História, faltam ações focadas para o desenvolvimento turístico, a começar pelo fato de que o próprio cubatense não conhece o município, da mesma forma que, em geral, o morador da Baixada Santista não conhece a região em que vive. O comércio e o setor hoteleiro precisam se adequar para oferecer o atendimento necessário (ampliar a oferta hoteleira e gastronômica), há necessidade de melhorias na sinalização de acesso e nos próprios locais de interesse turístico, entre outras ações que coloquem de fato Cubatão no mapa turístico.

Essas ações foram enfeixadas num plano de ações direcionadas para cada atrativo, em um grupo de proposições (leis de incentivo ao turismo, à cultura e à qualificação gastronômica), restauração de vários atrativos (dotando-os de infra-estrutura e serviços turísticos), elaboração de projetos sociais de educação ambiental e sustentabilidade, retomada da linha turística do município; conscientização e capacitação de profissionais e da comunidade em atividades ligadas direta e indiretamente ao Turismo; implantar sinalização turística etc.

Um plano mercadológico foi também esboçado,  incluindo a divulgação em revistas especializadas, promoção de feiras, eventos e exposições no município, criação de um site específico para concentrar as informações de interesse dos turistas, elaboração e distribuição de folheteria de divulgação, participação com estande nas principais exposições e feiras turísticas, parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura de São Paulo e manutenção do convênio com o Santos e Região Convention & Visitors Bureau.

Nas palavras dos alunos, "potencial existe, o que falta são iniciativas, interesses e ações focadas, para fazer com que o setor turístico se desenvolva de forma ordenada e sustentável, e assim se tornar uma Estância Turística, atraindo uma movimentação maior para o desenvolvimento social e econômico do município".

O secretário de Turismo agradeceu à Unip e seus alunos pela apresentação desse trabalho, citando as ações que vêm sendo iniciadas e o próprio fato de estudantes e professores de outras cidades se interessarem pelo desenvolvimento do turismo em Cubatão. E Rolando Roebellen destacou o papel importante do Conselho Municipal de Turismo no estudo dessas opções, citando ainda um nono produto turístico de Cubatão, menos explorado pelos alunos, que é o decorrente do próprio resgate da condição ambiental do município, exemplo a ser mostrado para o mundo de como isso é possível fazer, mesmo em condições extremas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário