ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MOÉSIO REBOUÇAS E O NOVO ANILINAS

Cadê a ciclovia no “Novo Anilinas”?

Ainda não tive a oportunidade de conhecer o “Novo Anilinas”, que foi parcialmente inaugurado neste domingo (30 de outubro). Mas mesmo sem visitá-lo um fato já chamou a minha atenção. Estou falando da ciclovia que inicialmente a Administração Municipal anunciou como atração no parque (veja imagem em anexo da planta apontando a construção de uma “ciclovia”), mas que não saiu do papel.

Não tenho bola de cristal, mas já imaginava que tal fato não aconteceria, pois não haveria espaço em torno do parque para harmonizar pista de caminhada e ciclovia. A idéia inicial era que ambas as atrações ficassem lado a lado, pelo menos é isso que está na planta do projeto.

Aliás, no dia 15 de outubro último, na matéria sob o título “Charlie Brown Jr. é a atração na festa do Parque Anilinas”, o jornal “A Tribuna” divulgava que “em abril de 2012, no mês de aniversário da cidade, o Parque Anilinas também oferecerá para a população a reativação da antiga maria-fumaça”.

Sinceramente, e como conhecedor daquele local, acho muito difícil que saia do papel a reativação da antiga maria-fumaça (foto em anexo). Afinal, onde ela transitaria num espaço já densamente ocupado e pequeno? Vão cortar as árvores que restaram no parque para que ela tenha espaço para circular? Ou será que vão aproveitar o “trenzinho” para fazer uma montanha russa no parque? Mistério. (sic)

E nunca é demais lembrar que a prefeita Marcia Rosa no início da mega reforma do parque dizia que nenhuma árvore seria cortada, mas dezenas já foram dizimadas, assassinadas. Sobre um “parque aquático” construído ali anunciado por ela nem vou comentar, pois tudo não passou de pirotecnia da prefeita fartamente divulgada e martelada nas mídias da prefeitura. Papel aceita qualquer coisa.

E também não dá para deixar de comentar, que desde que a prefeita de Cubatão anunciou o “Novo Anilinas”, o jornal “A Tribuna” tem se comportado de maneira superficial sobre o assunto, mais como escribas do poder, como veiculo oficial de propaganda do Governo do que efetivamente um jornal com espírito crítico, com olhares além da oficialidade, característica inata de qualquer bom jornal.

Abaixo um texto que eu escrevi em 17 de agosto de 2010, ainda muito atual. Mas depois que eu visitar aquele local vou tentar fazer uma leitura atualizada da “inauguração parcial” do parque. Hasta la vista, baby!

“A ignorância das massas é a principal força dos governantes e poderosos”.

Moésio Rebouças

Mega reforma do Parque Anilinas ou um projeto megalomaníaco?

Há poucos dias a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, apresentou o projeto de mega reforma do Parque Anilinas, com gastos previstos de quase 30 milhões de reais. O prazo para a execução da obra é 20 meses, dividida em três fases, com a primeira etapa a ser entregue ainda neste ano.

Segundo a prefeita, o complexo contará com espaço multimídia, cinema e teatro, galeria de artes, academia, praça de alimentação, quadras poliesportivas, pistas de esportes radicais, pista de cooper, jardins, espelho d’água, um parque aquático, áreas para a prática de arborismo, ciclovia, e até um teleférico. 

A prefeita disse também que a “Maria Fumaça” (uma locomotiva fabricada em 1916), em exposição há anos no parque, será restaurada e recolocada em funcionamento para percurso turístico.

“Transportando os passageiros em uma verdadeira viagem que terá como ponto de partida o passado histórico do Município, a nossa memória, com destino ao futuro que nos aguarda e que já está em construção, com a participação de todos os cubatenses”, palavras da prefeita Marcia Rosa.

Para quem não conhece, o Parque Anilinas foi criado em 1979 e fica no centro de Cubatão, numa área de 54 mil metros quadrados (um pouquinho mais que dois orquidários de Santos, ou 5, 6 campos de futebol). É o local mais arborizado nesta região da cidade, com área gramada; e já conta com quadras poliesportivas (parcialmente deterioradas), pistas de esportes radicais (deterioradas), playground (deteriorado), espaços abertos para exposições (parcialmente deteriorado) e espetáculos (deteriorado), casarões históricos (bem preservados) e outras infraestruturas. Eu acho o local já densamente ocupado. 

Depois desta breve apresentação do mega projeto da prefeita cubatense, é necessário fazer algumas perguntinhas para ela: 1) Aonde foi parar o dinheiro (quase dois milhões) da reforma “engana que eu gosto” do Anilinas no último ano, 2008, do governo Clermont Castor? 2) Se o seu governo é transparente, participativo, blábláblá, por que não houve nenhuma audiência pública para discutir este mega projeto? 3) Este mega projeto tem licença ambiental? 4) Foi feito algum estudo de impacto de vizinhança para a edificação deste mega projeto? 5) Quantas árvores serão derrubadas para a execução desta mega obra? 6) O que vai acontecer com as dezenas (quase 100, ou mais) de cotias que ocupam o Anilinas há anos? 7) E o que acontecerá com os gambás e lagartos teíus que costumam aparecer naquela área? 8) Este mega projeto impermeabilizará quantos metros de área verde?  9) Por quê nas imagens do mega projeto a gente vê mais concreto, aço, do que áreas verdes? 10) Este mega projeto não vai acabar com o aspecto bucólico e sereno do parque? 11) Pra quê um parque aquático naquele local se Cubatão tem várias cachoeiras e rios próximos do centro da cidade? 12) É realmente necessário um teatro e um cinema ali, sendo que a pouquíssimos metros do Anilinas existe um “elefante branco” chamado teatro municipal esperando por uma reforma decente há anos? 13) A população terá que pagar para usufruir das novas instalações no Anilinas? 14) A área do parque não é tão grande, assim, como harmonizar num mesmo lugar pista de cooper, ciclovia, espelho d´água, parque aquático, teleférico e linha de trem que será construída? 15) Quantos metros e qual será o traçado da linha do trem? 16) É possível realmente botar aquele trem para funcionar? 17) Quem fará isso? 18) Quem desenhou este mega projeto conhece realmente o Parque Anilinas? 19) Seu secretário de ação de governo, o jovem Fernando Alberto Henriques Júnior (que sempre morou em Santos), que também anunciou este mega projeto na mídia da região de forma esfuziante, antes de assumir esta pasta indicado pela ex-prefeita de Santos Telma de Souza, conhecia ou freqüentava o Anilinas? 20) No que consiste a primeira etapa do mega projeto a ser entregue ainda neste ano, pois as obras ainda não começaram e estamos a quatro meses do final do ano?

Teria outras perguntas para elaborar sobre alguns aspectos estruturais, técnicos, paisagísticos, ambientais, de densidade e de custos a respeito deste mega projeto, mas deixemos para outra oportunidade.

O Parque Anilinas precisa sim de uma reforma, alguns atrativos, mas, a meu ver, do jeito que esta mega reconstrução foi apresentada não passa de megalomania, com traços fortíssimos de pirotecnia da prefeita e seu clã.

Mas, quando o ego, o poder, o dinheiro, a mania de grandeza, a força e outras cositas mais se misturam, sai de baixo.

Moésio Reboucas


Nenhum comentário:

Postar um comentário