ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CARTÃO DO SUS PASSA A SER OBRIGATÓRIO

Emissão do documento poderá ser feita quando o usuário passar pelo atendimento



A partir desta quinta-feira, 1º de março, o Cartão Nacional do SUS será exigido nos atendimentos ambulatoriais e de emergência em Cubatão. A obrigatoriedade foi estabelecida em portaria do Ministério da Saúde e vigorará em todo o País. A medida tem como finalidade a criação de um banco de dados para identificação dos usuários, incluindo um prontuário com o histórico de cada paciente. Segundo o Ministério da Saúde, com o documento ficará mais fácil dar sequência ao tratamento, com ganho no restabelecimento da saúde e na promoção da qualidade de vida do usuário do SUS.

Informações como diagnósticos, avaliações, planejamentos e programação das ações de saúde poderão ser acessadas de qualquer parte do País pela Internet. De acordo com o MS, o principal objetivo da medida é oferecer um atendimento integral ao cidadão e acompanhar a qualidade do serviço prestado. “A identificaçao dos usuários das ações e serviços de saúde é extremamente importante. Só assim poderemos garantir uma atenção completa ao usuário. Isso permite a organização da rede, das ações e da disposição dos serviços de sáude”, afirma Luiz Odorico Monteiro de Andrade, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

Mesmo quem tenha plano particular de saúde deverá ter o número do cartão preenchido no registro de procedimentos ambulatoriais e hospitalares realizados na rede pública. Com essa ferramenta, os dados poderão ser cruzados com a posterior cobrança dos planos pelos procedimentos que caberiam a eles pagar. Segundo o MS, isso já é feito, mas com o cruzamento de informações o processo será agilizado.

Emissão do cartão – Para fazer o cartão SUS é necessário ter em mãos a carteira de identidade ou a certidão de nascimento ou casamento e o comprovante de endereço. Menores de idade precisam apresentar a certidão de nascimento, comprovante de endereço e o documento de identidade da mãe. A emissão poderá ser feita em qualquer das unidades básicas de saúde ou do Programa Saúde da Família.

Caso o usuário do SUS não possua o documento, a emissão será feita quando ele passar pelo atendimento, inclusive nos prontos socorros Central, do Jardim Casqueiro e Infantil. Mas o ideal é que ele providencie o cartão antes disso, agilizando assim o fuxo de atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário