ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

USIMMINAS BANCA CONTRATO ENTRE CURSAN E PREFEITURA

“Tratar os resíduos sólidos, incentivar a educação ambiental e inserir a comunidade como agente multiplicador dessa ideia é o objetivo do Programa Agente Socioambiental”, disse o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Roberto Baldini, na manhã desta terça-feira, dia 6, na sala de reuniões do gabinete do Poder Executivo cubatense, durante assinatura do contrato para a implantação do Programa.
Baldini iniciou a apresentação do projeto falando do processo de industrialização e de todo o passivo que ele acarretou para o Município, no aspecto social e ambiental. “Temos em Cubatão 62,6% de áreas de preservação e 37,4% de áreas urbanas, cerca de 51% dos munícipes moram em áreas desconformes. Queremos e vamos mudar essa realidade”.
O secretário explica que este projeto tem caráter educacional e, como metas, o saneamento ambiental, com a elevação da escolaridade e qualificação da população, a mudança paisagística da Cidade e uma nova identidade, com cidadania. Além da melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas, o programa irá proporcionar redução dos recursos públicos aplicados na destinação final do lixo domiciliar, resultando em ganhos ambientais.
O projeto será implantado na Vila dos Pescadores, que terá 25 agentes qualificados pela Semam. Segundo Baldini, a proposta é que os agentes socioambientais, além de esclarecer a população sobre a importância da reciclagem, sejam multiplicadores de informações referentes a saneamento, esgoto, deposição de resíduos sólidos, visando a redução do lixo domiciliar e seu descarte no meio ambiente.
Para o presidente da Cursan, José Carlos Ribeiro dos Santos, o projeto atende a ação do Governo Municipal, que é de fazer uma gestão participativa, com inclusão social e melhoria da qualidade de vida da população.
A Deputada Estadual Maria Lúcia Prandi salientou a importância da relação do agente com o local onde reside. “A relação de confiança entre as pessoas que vivem e convivem no mesmo bairro é uma ferramenta importante para o sucesso do programa”.
“Essa é uma ação positiva e afirmativa para combater os problemas de degradação do meio ambiente. Esperamos alcançar êxito nesse projeto e contar com a colaboração dos 120 mil moradores, sócios e parceiros nessa empreitada”, disse o presidente da Câmara Municipal, o vereador José Roberto Azzoline Soares.
Para a prefeita Marcia Rosa, este é um sonho coletivo, fazer Cubatão mais justa socialmente. “Precisamos resgatar o passivo social, assim como foi resgatado o passivo ambiental de nossa Cidade. O desenvolvimento tem que estar atrelado à preservação do meio ambiente”. Marcia ressaltou que o projeto tem início na Vila dos Pescadores, mas a ideia é levá-lo a todos os bairros do Município.
Para se tornar um agente socioambiental é necessário: ser morador de Cubatão, estar disponível para melhoria de sua qualificação e se matricular em um estabelecimento regular de ensino. A consulta para identificar candidatos que encaixem no perfil será feita através do Pat, o processo seletivo será definido pela Cursan e pelas secretarias Jurídica, Meio Ambiente e Educação. A seleção final será definida por uma banca examinadora.
Participaram do evento os secretários municipais José Roberto Baldini (Meio Ambiente); Patrícia Campinas (Cultura e Turismo); Fabio Oliveira Inácio (Educação); Renèe Castro Fernandes (Esportes e Lazer); Benito Gonzalez (Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento); José Roberto Calazans (Administração); Fernando Alberto Henriques Junior (Ação de Governo), José Eduardo Limongi (Negócios Jurídicos) e Karina Gonçalves (Assistência Social).
Também o presidente da Cursan, José Carlos Ribeiro dos Santos, Rodrigo dos Santos (Presidente da Associação de Melhoramentos da Vila dos Pescadores),os vereadores José Roberto Azzoline (Presidente da Câmara), Aguinaldo Araújo, Nega Pieruzzi e Paulo Tito, a Deputada Estadual Maria Lúcia Prandi, Padre Eniroque Ballerini (Pároco da Igreja São Judas Tadeu), Pastor Ely Silva de Lima (Presidente da Unipec), representantes da Acic, do Instituto BioSantos, do Parque Estadual da Serra do Mar, da OAB e demais autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário