ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

domingo, 13 de novembro de 2011

COLUNA DO MOÉSIO REBOUÇAS

Você que mora em Cubatão já reparou nas placas de “informações” com alguns dados sobre as obras da “Tumi”?

Colocar placa de identificação com informações de início e fim de execução sobre obra pública, quanto custa, entre outros itens são obrigatórios por lei. Mas, em Cubatão, nem sempre a população encontra à mostra todas as informações de forma clara para que ela possa fiscalizar os trabalhos.


Um exemplo muito em voga nesta cidade e que tem chamado a minha atenção faz tempo são as placas que a “Tumi Construções e Empreendimentos Ltda” – quiçá a empreiteira que mais celebrou contratos com a atual Administração Municipal – tem colocado em várias de suas obras espalhadas na cidade (em alguns lugares ela nem coloca placas).

Veja as imagens em anexo e repare que nunca esta empreiteira coloca o prazo para começar e terminar os trabalhos de “readequação e manutenção”. Nas placas vem sempre só “x dias corridos”. Com estas “informações” (ou desinformação) ninguém sabe quando a obra começa e termina; e é, mais ou menos, como se o tempo de duração da obra fosse prorrogado indefinidamente.

Segundo apuramos, normalmente esta empreiteira atrasa as obras, pois os serviços andam a passos de tartaruga, outras vezes os trabalhos param e os funcionários são transferidos para outros locais, depois retornam para reiniciar os serviços que não terminaram, as equipes de trabalhos são reduzidas etc.

Eu já ouvi cada história “curiosa” envolvendo esta empreiteira em Cubatão, que vai desde falta de pagamento de salários até inúmeros serviços “nas coxas”. Tem até uma brincadeira nos bastidores da prefeitura que diz que a “Tumi” faz o serviço depois pedem “socorro” a Cursan ou o pessoal da Conservação para consertar as “cagadas e gambiarras” que ela fez.

Outro fato que chama a minha atenção nesta empreiteira, é que apesar dela ter vários, mas vários trabalhos em Cubatão, nunca vemos um carro (pelo menos eu nunca vi) da mesma com o emblema da empresa circulando pela cidade ou estacionado próximo dos locais das obras. Aliás, esta empreiteira também não tem site na internet. É que provavelmente ela é “pobrezinha” (sic).

Enfim, quanto mistério.

Moésio Rebouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário