ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cubatão começa a implantar o Prontuário de Saúde da Família


A implantação do Prontuário de Saúde da Família, em Cubatão, tem início com o projeto piloto que se desenvolverá a partir de hoje, dia 17/11, na Unidade de Saúde da Família da Vila dos Pescadores, e no dia 24/11 na Unidade Básica de Saúde da Vila São José. Esse processo, no entanto, começou em março deste ano, quando a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, celebrou parceria com a Fundação São Francisco Xavier/Usiminas, tendo por objetivo o desenvolvimento de programas e ações de gestão na Atenção Primária à Saúde, visando a melhoria desses serviços na Cidade.
Na tarde desta quarta-feira, dia 16/11, as responsáveis pelo desenvolvimento do projeto — médica Caroline Passos Hurtado Sierra, diretora do Departamento de Atenção Básica do município; médica Mária do Carmo P. Rausch e Marjory Caroline Andrade Guimarães, consultoras da Usiminas — e a secretária municipal de Saúde, Jocelene Batista Pereira, reuniram-se no auditório da Câmara de Vereadores com as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Na oportunidade, o Prontuário foi apresentado em detalhes, enfatizando-se a importância desse novo instrumento de trabalho “que marcará uma virada na qualidade dos serviços de saúde prestados em Cubatão”, conforme ressaltou a secretária Jocelene.
Lembrando que o processo de implantação do novo Prontuário é um trabalho coletivo, para o qual vêm contribuindo todos os integrantes da estrutura básica de atendimento à Saúde, a secretária destacou, no entanto, que para esse processo ir adiante e gerar resultados positivos é necessária a participação efetiva das equipes do PSF. “A Saúde necessita de um processo de amadurecimento de informações para ter sucesso a longo prazo. E o Prontuário é um dos primeiros instrumentos com este objetivo, a ser implantado”, afirmou.
Falaram, ainda, durante o evento, as consultoras da Fundação São Francisco Xavier/Usiminas — a médica Maria do Carmo P. Rausch, por exemplo, apontou o caráter abrangente do novo Prontuário, “o que possibilitará a orientação de cuidados para cada família, e não apenas para alguns de seus membros” —, e a diretora do Departamento de Atenção Básica do município.
Segundo ela, o projeto de Cubatão baseia-se no modelo desenvolvido em Minas Gerais e no Espírito Santo, onde o Prontuário de Saúde já foi implantado. A meta é elaborar fichas clínicas para o atendimento das crianças, adolescentes, adultos e de saúde bucal das famílias. E sua finalidade é contar com um “documento único, constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens gerados a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilite a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a comunidade, da assistência prestada ao indivíduo”.
O objetivo é contribuir para a “reorganização da prática assistencial e estabelecer um novo processo de trabalho, substituindo a forma convencional de assistência por um novo processo de trabalho centrado na vigilância à saúde”, possibilitar “um atendimento mais seguro e mais eficiente”; contribuir para a “integração da equipe de saúde, possibilitando a coordenação do cuidado”; facilitar a “intercomunicação entre os serviços de saúde”; servir de “base de informações para a interconsulta e referenciamento”; e reduzir “o uso indevido dos equipamentos e dos serviços, evitando a repetição desnecessária de exames e de procedimentos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário