ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

VEREADOR GERALDO GUEDES, POR SOLICITAÇÃO DESTE EDITOR, RESPONDE AOS MORADORES DE BAIRRO CUBATENSE

Prezado Carlos Alberto
DD. Responsável pelo Jornal Eletrônico ANACOLUTO Cubatão
Vamos esclarecer alguns pontos da matéria enviada com o título: “Moradores da Água Fria exigem posição Definitiva da Prefeitura e da Câmara Municipal de Cubatão”. Primeiramente, no mês de Junho deste ano, fui solicitado para que se fizesse uma audiência pública com os moradores após os mesmos terem tido reunião com a Senhora Prefeita, e eu não fui convidado para participar; mas humildemente aceitei fazer a audiência citada. Em reunião com o Coordenador dos bairros, Sr. Ivan Hidelbrando e os moradores, reunião esta realizada na Câmara, deliberamos por convidar o Secretário Municipal de Obras e Habitação e também o Coordenador do Programa Sócio-Ambiental da Serra do Mar; isto sem esquecer que anteriormente já tínhamos entregado junto com a Prefeitura, Câmara e moradores, um Projeto alternativo para o Secretário Estadual de Meio-Ambiente, Bruno Covas.
Pela sua publicação, outra reunião em 18/11 aconteceu e novamente não fomos convidados. Vejo mais uma vez que técnicos estiveram na Água Fria nas obras dos Bolsões e por último no gabinete da Prefeita Municipal, e mais uma vez a Comissão Especial de Vereadores não foi informada.

Quanto ao pedido de audiência com o presidente da Assembléia Legislativa, o ofício foi enviado, tenho o protocolo em meu gabinete, dei cópia ao Coordenador dos bairros Cotas informando o mesmo, para que levasse ao conhecimento da população local que não tínhamos resposta do presidente da Assembléia e até este momento, não temos ainda.

Conforme várias reuniões, todas elas com participações dos moradores, sugerimos que no Projeto de Uso e ocupação do solo fosse mudada e como a Água Fria é área de preservação, que fosse alterado o termo utilizado, passando a ser  “Área de Preservação e Habitável”, e que daí em diante fosse urbanizado o bairro, onde os moradores permaneceriam no local e o Projeto fosse encaminhado pela Prefeitura, algo que até hoje também não foi encaminhada,  a alteração da Lei municipal de uso e ocupação do solo e conforme a sugestão do Coordenador do Projeto Serra do Mar, teria que haver uma mudança também na Lei Estadual, por isto que é o nosso pedido de apoio ao Presidente da Assembléia  e que o mesmo convidasse os demais Deputados da região para participar.

Eu não disse em casa de parente nenhum de um dos meus assessores que moram na Água Fria, que a extinção total do bairro era inevitável. Mas disse sim, ao presidente da Sociedade de Melhoramentos, que da forma que caminhava estava ficando muito difícil porquê cada dia que se passava, diminuía o número de moradores do bairro; alguns através de aluguéis sociais e outros para novas moradias. Disse também já em Audiência Pública, que ninguém deveria sair do bairro, antes de uma decisão final das tratativas; o que infelizmente não ocorreu e tão pouco vem ocorrendo.

Na segunda pergunta do texto, me indagam o do por que eu não marquei audiência? Torno a repetir, não houve resposta do presidente da Assembléia Legislativa (enviada no dia 1/9/2011) e cobramos semanalmente por telefone, inclusive torno a repetir, com as cópias dos protocolos à disposição no meu gabinete. Existem cópias das mesmas com o presidente da Sociedade de Melhoramentos da Água Fria e Coordenador dos bairros Cotas. Na quarta pergunta, daquele que me questiona no anonimato, que cita se os meus pares de Câmara tem conhecimento sobre o andamento da Comissão, tenham absoluta certeza que todos estão aguardando ansiosamente, assim como eu, a resposta do presidente da Assembléia Legislativa.

Na última pergunta eu; a prefeita; o Governador; Secretários Estaduais e outros vereadores, algo que foi omitido no texto, pois estivemos na entrega das chaves das Unidades habitacionais no Bolsão sete, no último sábado (19), o remetente anônimo deveria ter conhecimento que os vereadores não discursaram, ao contrário do Secretário Estadual de habitação - Silvio Torres, o governador Geraldo Alckmin; o ex-governador José Serra e a prefeita Márcia Rosa que falaram em alto e bom som, para todos que compareceram ao local.

No discurso do Secretário de Habitação, O mesmo disse sobre a “extinção de Água Fria”, que o Estado construía mais de 600 Unidades habitacionais para atender os moradores dos Pilões e em todos os discursos falou-se que foi um Projeto no seu início muito difícil, com muita resistência política, mas é considerado Projeto sócio-ambiental como o melhor de todos os tempos, com muito mais qualidade de vida e ainda disse que em parceria com a prefeitura que foi assinado anteriormente pelo ex-prefeito Clermont e que deu prosseguimento com a prefeita Márcia Rosa.

A prefeita concordou com tudo que foi dito e agradeceu especialmente ao governador do Estado. A mesma foi enfática ao dizer que o Governador Geraldo já veio três vezes só este ano na cidade e durante o discurso do Chefe do executivo estadual, Geraldo disse que constantemente reúne os técnicos do CDHU, do governo e da prefeitura discutindo os Projetos, e disse mais: “Prefeita para qualquer problema, a Senhora tem meus telefones e estou a disposição para qualquer eventualidade” afirmou o governador.

Pois bem, Carlos Alberto (Anacoluto), eu acredito que consegui esclarecer todos os pontos, e a pessoa que lhe enviou os questionamentos, me coloco a disposição para apresentar todos os documentos das Comissões e qualquer reunião que vier a ser marcada daqui para frente, como sempre, o Coordenador do Bairro, nomeado pela prefeita Municipal, que também é presidente da Sociedade de Melhoramentos, além da Comissão de Moradores serão comunicados; e dentro das minhas possibilidades estarei sempre ao lado da população e repito, só vou parar de lutar quando tivermos a resposta definitiva de forma oficial. 

Assinado:
Vereador Geraldo Guedes
PR/Cubatão

Nenhum comentário:

Postar um comentário