ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CHICO ANYSIO EM CUBATÃO

Chico Anysio – o grande homenageado do Danado de Bom virá ao festival na terça-feira (15)

Começa nesta sexta-feira o Cubatão Danado de Bom, maior festival de cultura nordestina fora do nordeste. O grande homenageado deste ano, Chico Anysio, vai receber a homenagem na terça-feira, dia 15, último dia do festival.

Estava previsto inicialmente que Chico Anysio participaria da abertura do evento, que começa amanhã (11). Porém, a mudança precisou ser feita para que o humorista realizasse alguns exames médicos no Rio de Janeiro e continuasse o seu tratamento de saúde.

Na terça-feira, quando subir ao palco do Cubatão Danado de Bom, Chico fará a apresentação de número 13.500 em sua carreira.

Inédito

Figurinos de personagens inesquecíveis. Fotos de cenas conhecidas por todo o Brasil. Quadros e discos que representam o talento de um artista completo e ímpar: Chico Anysio.  É por meio de um material cedido pela primeira vez, que trechos da vida do artista serão mostrados durante a exposição inédita no Festival Cubatão Danado de Bom.

O mestre do humor, que completou 80 anos e interpretou 209 personagens será o principal homenageado do evento.

O material ficará aberto à visitação do público em um espaço batizado de “Chico City”. Lá, os visitantes poderão ver de perto figurinos de 10 personagens consagrados:  Painho, Fukuda, Bozó, Macieira, Boa Ventura, Prof. Raimundo, Hadock Lobo, Silva, Justo Veríssimo e Coalhada.

A mostra trará ainda 19 livros do autor Chico, entre eles O Tiete do Agreste, É Mentira Terta, Mesa de Boteco, 3 Casos de Polícia e Feijoada na Copa, um entre os mais vendidos. Também farão parte da exposição 18 discos, como Coalhada – O craque que faltou na seleção, Chico Anysio Fantástico, Chico Total – gravado ao vivo, Chico City – Trilha sonora original do programa e Baiano e os Novos Caetanos.

Para aprimorar ainda mais esta homenagem a Chico Anysio, o caricaturista Ziraldo cedeu todo o material produzido por ele em homenagem aos 60 anos do artista. Trata-se das caricaturas de diversos personagens do humorista, reunidas no livro "É Mentira, Chico?", que também serão expostas.

Maior homenagem

“Esta homenagem que estou recebendo de Cubatão é a maior eu já recebi na minha vida. Cubatão é uma cidade que no passado eu fiz piada e hoje eu tenho o maior respeito pela recuperação da cidade”, disse Chico, referindo-se à recuperação ambiental de Cubatão, durante visita feita pela equipe do festival em sua casa, no Rio de Janeiro.

De acordo com Andre Lucas, filho de Chico Anysio, apesar de seu pai já ter recebido prêmios importantes, nenhuma homenagem emocionou tanto. “Pela primeira vez, permitiu mostrar o acervo de seus personagens, como os figurinos, por exemplo”.

Andre contou ainda que o humorista está sendo cotado para entrar no Guinness Book, o livro dos Recordes, por interpretar 209 personagens.

Sobre a vida de Chico

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, Chico Anysio, nasceu em Maranguape, no Ceará, dia 12 de abril de 1931. Mudou-se aos 8 anos com a família para o Rio de Janeiro.

Sua carreira começou na Rádio Guanabara, onde trabalhava como radioator e comentarista de futebol.  Nas chanchadas da década de 50, passou a escrever diálogos e atuava como ator em filmes da Atlântida Cinematográfica.

Na TV Rio estreou em 1957 o Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só Tem Tantã, mais tarde chamado de Chico Total. Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema atuou ainda no jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções.

Chico Anysio dirigiu grandes nomes do humor brasileiro no rádio ou na televisão, como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D'Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, José Vasconcellos, entre muitos outros humoristas.

Sobre o Festival

O Cubatão Danado de Bom começa nesta sexta-feira e a expectativa é que mais de 100 mil pessoas visitem o festival durante os seus cinco dias. Foi criado para homenagear a maioria dos cubateneses, já que mais de 60% da população do município é formada por nordestinos e descendentes.

O evento, que faz parte do Calendário Turístico do Estado, será realizado no Kartódromo municipal (Rua Embaixador Pedro de Toledo, s/nº, atrás da Prefeitura).  Grandes nomes da música vão se apresentar durante os cinco dias de festa: Cavaleiros do Forró, Zé Ramalho, Calcinha Preta, Oswaldinho do Acordeon, Bamdamel e Daniela Mercury.

Os ingressos custam R$ 5,00 e já estão à venda no estande montado em frente ao Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, 2275) e em todos os supermercados da Rede Krill da Baixada Santista. Idosos e moradores de Cubatão pagam meia-entrada (R$ 2,50). Durante o Festival, a partir das 20h, a bilheteria montada em frente à entrada principal do Festival também vai vender os ingressos.

O Festival é patrocinado pela Petrobras, Usiminas, Vale, Ecovias e tem apoio da Rede Krill, Ypióca e Itaipava. A realização é da Prefeitura de Cubatão. Outras informações estão disponíveis no www.cubataodanadodebom.com.br.

Titulo de Cidadão Cubatense

A Câmara Municipal de Cubatão, em sessão secreta, realizada na ultima terça feira, deliberou dar ao humorista Francisco Anysio o titulo de Cidadão Cubatense, mas não há tempo hábil, para que seja entregue  este titulo, no dia da visita do humorista à cidade. A assessoria da Câmara, em conjunto com a assessoria do ilustre homenageando, deve marcar data para a homenagem. É desejo da Câmara, que seja na sessão comemorativa do dia da Cidade, Nove de Abril, mas vai depender de acertos com a Assessoria  de Chico Anysio. A presença de Chico Anysio na cidade, é fato inédito, pois o artista nunca se apresentou no município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário