ENTRE EM CONTATO COM NOSSA REDAÇÃO.
ESTAREMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO.
escritor@uol.com.br

VOCE É O NOSSO VISITANTE NUMERO

sábado, 24 de dezembro de 2011

CASO AGUÁ FRIA - MAIS MANIFESTAÇÕES

Senhor editor Carlos Alberto Lopes.

Mais uma vez, após ler em seu conceituado Jornal Eletrônico a matéria postada sobre a Água Fria onde um "munícipe" se manifestou, não pude me calar, pois os meus pais moram neste bairro desde 1974, sendo meu pai, aposentado da Companhia Santista de Papel e fazer parte da Comissão de Moradores, além de ter minhas tias que nasceram  e moram há mais de 40  anos na Água Fria, que na época ainda era chamada de Bananal.

Poderia aqui dar centenas de nomes de moradores antigos, mas não vem ao caso, pois quero só esclarecer um algo que li, e de pronto discordei pois o assunto não está baseado só em mudança de lei e pronto.

Na Audiência Pública e depois de diversas reuniões e visitas não só pelos gestores do Programa Serra do Mar mas também do BID o que foi sugerido era que se fizesse gestões junto ao Governo do Estado para uma possível Desafetação do trecho ora ocupado pelos moradores da Água Fria como feito nos Bairros Cotas.

Em relação a contaminação de manancial, lamento informar que o problema que a população da Água Fria causava, o próprio Governo do Estado resolveu, pois passou uma rede de captação de esgoto no meio do bairro, mas infelizmente informo ao referido "munícipe" que a preocupação dele tem que estar focada é em uma simples coisinha que as "autoridades" omitem a muitas décadas.

A contaminação verdadeira da água captada para abastecer os 75% da população da Baixada e os mais de um milhão e duzentas mil pessoas como ele pontuou, sofre é uma contaminação por LIXO QUÍMICO DA RODHIA , que permanece enterrado nas margens desta suposta captação pelo lado dos Pilões para quem quiser ver, e com o lençol freático comprometido com certeza, basta conferir os índices de contaminação mostrados em um Dossiê feito por uma ONG de Santos que denuncia a muitos anos esse crime.

A luta dos moradores não é por defesa de feudos, redutos eleitorais ou outros adjetivos que sempre alguns "munícipes" lançam para tentar desqualificar a luta por justiça e pela indenização dos gastos nas construções de suas moradias, onde muitos gastaram o que tinham e depois de mais de 40 décadas o Governo do Estado ou a municipalidade quer  se isentar de toda e qualquer responsabilidade.

Sem contar a grande devastação e o verdadeiro desrespeito contra a Legislação Ambiental que o "munícipe" ressaltou na construção da SEGUNDA PISTA DA IMIGRANTES, onde até centrais de concreto foi instalado no bairro e próximo a "captação".

O bairro tem guaritas na entrada e na saída desde 1977, com vigilância 24 horas, além do Núcleo Itutinga Pilões com guardas florestais providos de carros e motos e lembrando que o núcleo é dentro do bairro Água Fria.

Só para fazer justiça, o despejo do esgoto da sede do Núcleo Itutinga  e dos moradores das Cotas, Pilões, Fabril, Grotões, Santista de Papel, (Petrobrás-Pilões) são lançados todos no mesmo lugar que os da Água Fria, então vamos deixar de hipocrisia e falar a verdade principalmente sobre o LIXÃO DA RODHIA. 
  
RESUMO E OBJETIVO DA LUTA:

* TER O BAIRRO DESAFETADO (COMO FEITO EM UMA PARTE DAS COTAS E ADJACÊNCIAS),.

 *SER TRANSFORMADO EM ZONA URBANA, RECOLHER TODOS OS IMPOSTOS A SEREM PAGOS SEM TER QUE PERDER AS MAIS DE MIL E DUZENTAS HABITAÇÕES JÁ EDIFICADAS EM ALVENARIA E POR NÃO ESTAR O BAIRRO EM ÁREA DE RISCO.

*NÃO SAIR COM UMA MÃO NA FRENTE E OUTRA ATRÁS, SENDO COLOCADOS COMO ÚNICOS CULPADOS, ASSUMINDO UMA DÍVIDA DE MAIS DE 25 ANOS E AINDA MAIS, NOS LUGARES DAS MORADIAS DEMOLIDAS, SER CONSTRUÍDOS POUSADAS, ESTACIONAMENTOS, RESTAURANTES, ÁREA DE LAZER, LABIRINTOS E PIER, TUDO ISTO APRESENTADO NA MAQUETE DO JARDIM BOTÂNICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário